O conceito de design responsivo para sites e blogs vem se tornando uma das principais ferramentas para quem deseja possuir um bom site no mercado que possa ser visto e visitado por diversos públicos através da plataforma que estes possam possuir, tablets, celulares, notebooks, descktops, consoles (vídeo games) e televisores. Todas essas plataformas possuem diferentes tamanhos de tela e resoluções, podendo dar aos layouts que não constem como responsivos, um visual tosco e distorcido todas as vezes que esses são acessados.  

Todas nós já acessamos um site que não se adaptou a plataforma que estávamos usando, e tivemos que ficar arrastando a tela de um lado para o outro aumentando e diminuindo-a para que pudéssemos ver de uma forma menos ruim seu conteúdo, até que fechamos a página e não voltamos mais. Provavelmente perdemos um futuro seguidor ou cliente em potencial, fato nada agradável.

A necessidade do design responsivo para sites e blogs

Hoje em dia existem várias técnicas que são usadas pelos programadores para a definição de como o layout se adaptará ao browser que foi utilizado para acessa-lo, a esse mecanismo chamamos de design responsivo.

Design responsivo

De início, com a aparição das plataformas mobile que possuíam acesso à internet, as empresas começaram a ver a necessidade de ter um site que se adequasse a esse tipo de equipamento e iniciou-se então, a corrida para o desenvolvimento das versões mobile para os sites. Para quem não se lembra, apesar de ainda existirem sites em suas versões mobile, são aqueles sites que antes do domínio apresentam a letra m (mobile). Ex. m.guide4.com.br.

O design responsivo surgiu em 2010 para facilitar a vida de muita gente, pois, o investimento inicial era bastante elevado para que as empresas pudessem estar conectadas, sendo necessário um site institucional “comum” e uma versão mobile do mesmo site, visando alcançado a maior quantidade de usuários possíveis.

Atualmente, o número de sites e blogs vem tento um aumento gigantesco todos os anos, isso faz surgir, também a cada ano, novas tecnologias que fazem os programadores arrancarem seus cabelos para adaptarem e formularem novos códigos para que assim eles possam suprir a necessidade e expectativas de cada usuário.

A preferência do Google pelo design responsivo

Há algum tempo o próprio Google lançou uma nota sobre o design responsivo em site e blogs, informando que o buscador passaria a priorizar as páginas que possuíssem ”responsividade” em seus layouts, isso para que as páginas existentes sejam identificadas com mais “rapidez” através do sistema “usado” pelo google. O design responsivo comporta melhor as estrategias usadas pelos especialistas em SEO, estrategias essas, que o próprio google faz uso na hora de posicionar o “termo-chave” que foi buscado na rede.

Design responsivo para plataformas mobile

O sistema do Google (o famoso robô) teria uma “maior facilidade” em encontrar as palavras-chave buscadas nos sites e blogs que possuam em sua programação um design responsivo, pois, no caso de uma determinada página na net que tenham várias versões do mesmo site, um para cada tipo de plataforma que o acessou, o Google poderia achar que se trataria de múltiplas páginas com o conteúdo duplicado. Caso os buscadores identifiquem esse tipo de “erro ou manobra”, acreditem, alguns consultores SEO duplicam conteúdos para poderem ranquear páginas de seus clientes nos primeiros lugares nos sites de buscas, podem penalizar essa página jogando-a para as últimas posições nos resultas das buscas.

Acessando a rede de qualquer lugar

blogs e sites responsiveisUma pesquisa realizada apontou que 41% dos participantes, afirmaram que acessavam a internet via smartphones, e esse numero tende á aumentar com o passar dos tempos. Digamos que em uma conversa de mesa bar, por exemplo, um assunto foi levantado e varias dúvidas surgiram, imediatamente pegamos rapidinho o celular, acessamos o Google e esclarecemos qualquer ponto instantaneamente! Não precisamos nem mencionar os conteúdos que são acessados através dos tablets, que também tem um aumento considerável em suas vendas todos o anos.

As páginas precisam se adaptar as necessidades de cada publico, e o design responsivo permite que as pessoas possam experienciar essa mesma página em diversas plataformas. Alguém que esteja tentando preparar uma determinada refeição e na hora a receita lhe fugiu a mente, pode muito bem acessar a internet através da telinha existente em sua geladeira e navegar em busca do melhor prato, “simples assim”.

Cabe aí apontar para a importância, digo mais, a necessidade de um bom layout com o design responsivo, tanto para o aumento na relevância da página quanto para o aumento no fluxo de visitas, que é o que interessa aos blogueiros e donos de lojas virtuais, quanto maior for a taxa de “click” do blog ou site, maior será a possibilidade de chamar a atenção de patrocinadores.

Não fique de fora do mercado porque sua página não se adaptou ao tamanho da tela do Smartphone ou tablet que tentou acessar seu blog/site, o design responsivo para sites e blogs pode fazer sua página ser vista também através de uma tv smart e fazer a alegria de muita gente. Solicite um orçamento sem compromisso e comece a ser descoberto nas mais diferentes plataformas existentes.