como criar o meu blog1
Essa é uma dúvida muito comum entre os nossos clientes: O que eu preciso para criar o meu blog? O que eu necessito ter? Blogger ou WordPress?

Então, pensando nisso, vamos iniciar uma série de posts falando sobre o assunto e a intenção é tirar dúvidas!

Para começar um blog, o que é preciso?

Você está pensando em iniciar um blog sobre qualquer assunto. Tem vontade, tem um tema e tem disponibilidade de escrever, então quer começar mas não sabe por onde.
O primeiro passo, eu diria, seria pensar em um nome. Algumas dicas que damos aqui:

– Cuidado ao escolher nomes em inglês ou em outras línguas. Dependendo do termo que for utilizado, as pessoas podem ter dificuldade de entender o nome e de reproduzi-lo posteriormente.
– Quando são blogs ou sites pessoais, as pessoas podem escolher usar seus próprios nomes no título do blog. Cuidado para não deixar o seu domínio muito longo. Isso pode atrapalhar também na divulgação e até mesmo no ranqueamento do seu blog.
– Tente escolher algumas opções diferentes e verifique se os nomes escolhidos já existem ou se é possível registrar domínios com os nomes escolhidos (ler o tópico abaixo).

Para testar se um domínio já existe (já foi registrado) você pode entrar no Registro.br (http://registro.br/) ou na Prelude Hosting (http://preludehosting.com/conta/)

Escolhi um nome para o meu blog. E agora?

Você escolheu um nome para o seu blog e e já verificou se ele está disponível para registro.  Agora é a hora de decidir se você vai registrar ou não o seu domínio.

Por que eu preciso de um domínio?

Uma vez que você pensa em criar um blog você precisa ter uma questão bem definida em mente:

É um blog que estou criando apenas por hobby e jamais penso em profissionalizá-lo ou tenho a pretensão de tornar esse blog um blog profissional?

Se houver alguma intenção de tornar o blog algo rentável futuramente, creio que seja interessante cogitar o registro de um domínio com o nome do seu blog. Pois:

1) Normalmente não é um investimento muito caro. Fica entre 30 a 60 reais por ANO dependendo da empresa onde você registra e dependendo da terminação do seu domínio (.com.br / .com / .net..)
2) Um domínio passa uma sensação de profissionalismo ao blog e passa mais credibilidade tanto aos possíveis parceiros quanto ao leitor.
3) Futuramente, caso você não tenha mais intenção em continuar com o blog, você pode apenas não renovar o domínio e ele se tornará novamente disponível para que outras pessoas possam registrá-lo e você não paga nenhum tipo de multa por isso.

Inicialmente é isso! No próximo post falaremos sobre como definir os assuntos que serão tratados no blog e a importância disso no ranqueamento do seu blog.