o que preciso para criar meu blog parte 4

A importância do visual certo

Você já resolveu qual vai ser o nome do seu blog, definiu o assunto e já escolheu a plataforma que vai utilizar. E agora?

O próximo passo seria criar um visual legal para seu blog. E esse não é um post de auto-promoção, hein? É a pura realidade.

Um visual legal, bem cuidado e que gere identificação e credibilidade é fundamental para fidelizar leitores e para conseguir parceiros e anunciantes. Além disso, o layout do seu blog precisa ser criado pensando em quem É o seu público-alvo. Se seu público-alvo são moças de 15 a 21 anos, o visual do seu blog pode ser mais descontraído, colorido. Se seu público-alvo são mães, já deve ser pensado um visual que atraia pessoas que gostam da temática de filhos, maternidade… enfim. Não é uma regra, mas é algo que deve ser levado em consideração.

Para quem está pensando ter um blog profissional é importantíssimo ter um layout bem feito, que seja limpo, que facilite a leitura dos conteúdos e que faça o leitor querer ficar mais tempo nele. Nada de usar cores berrantes, textos com letras ilegíveis! Além disso, o layout não pode fazer o leitor pensar muito no momento da navegação.

Não vamos fazer o leitor pensar muito na hora de navegar no seu blog!

Ué mas como assim?  

Pode parecer estranho mas é verdade!

O leitor ao entrar no blog precisa ter um fácil acesso aos conteúdos e tudo precisa ser bem simples para que seja compreendido praticamente no automático. Por exemplo, vamos dizer que você vai criar uma categoria para falar de Beleza. Qual a melhor maneira de chamar essa categoria para que o leitor olhe e já entenda qual é o assunto?

O melhor nome seria exatamente Beleza (Vamos também evitar num primeiro momento usar palavras estrangeiras como Beauty ou Beauté. Menos é mais nessas horas!). O leitor entende imediatamente do que se trata.

Agora, digamos que você quer colocar o nome da categoria sobre beleza de “Cosméticos das lindas”, por exemplo. O leitor não vai entender do que se trata até que ele clique e veja que os posts dessa categoria são sobre beleza, cosméticos, tratamentos. Mas o nome estranho pode fazer com que o leitor nem tenha curiosidade de clicar na categoria e acabe sendo “espantado” do blog. O mesmo funciona para ícones que serão usados nas categorias. Eles devem ser bem óbvios e ter relação direta com o assunto.

O leitor não deve perder tempo pensando onde estão os assuntos ou procurando algo que deveria estar bem exposto no seu layout. Ele deve pensar sobre o conteúdo em si e não sobre a navegação.

Mas é só o layout que é importante?

O layout não é tudo. Também é imprescindível um código-fonte bem feito, limpo e que deixe o carregamento do blog rápido e sem erros.
Então, na hora de procurar um profissional, busque referências, busque trabalhos que essa pessoa fez.

Não se deixe encantar apenas por preço pois muitas vezes é um barato que sai caro.

“- Ah Sicrano cobra X, porque? Fulano cobra somente Y”.

No mercado do design e do webdesign existe uma variação ENORME de preços nos serviços.  Na área de blogs eu já vi serviços sendo ofertados desde R$ 15 até mais de R$ 3.500,00.
Existem muitos profissionais que se chateiam com essa discrepância pois acham que, de alguma forma, um valor tão baixo desvaloriza nosso serviço. Por um lado é verdade.

Mas, conversando com uma conhecida certa vez, chegamos nesse assunto e ela me perguntou:

“Você acha que uma loja de roupas popular é concorrência para uma loja da Prada?”

Não, não é. Porque cada loja tem seu público-alvo.

E isso é ótimo porque pessoas que compram na loja popular e pessoas que compram na Prada vão poder ter a oportunidade de comprar uma roupa nova e sair por ai desfilando seu look tendo gasto 100,00 reais ou 10.000,00 reais. Não importa. É mais ou menos como funciona para o Design e Webdesign.

Entretanto, me parece óbvio que, quanto mais uma pessoa estudou e quanto mais ela conhece sobre um assunto, mais ela possa cobrar por seu trabalho, não é mesmo? Ou muitas vezes a pessoa nem estudou (uma educação formal mesmo, fazendo curso) mas tem uma prática muito grande. Então é justo que ela cobre mais por essa experiência e é importantíssimo também que o cliente tenha isso em mente na hora de contratar um profissional. Procurar entender o que há por trás daquele orçamento.

Bem, vou encerrar por aqui essa série de posts, mas deixo com vocês um link de uma moça que está fazendo um projeto super legal para blogueiras onde serão abordados os assuntos tratados aqui e muitos outros como monetização, importância da newsletter. Caso vocês tenham dúvidas ou sugestões, elas são muito bem vindas!