Um blog, diferentemente de um site, é algo dinâmico e que deve ser continuamente atualizado para que se estabeleça uma conexão contínua com o público, seja ele um blog pessoal ou empresarial. Falando num grosso modo, a principal diferença entre os dois tipos de blogs seria a finalidade.

Importância dos blogs pessoais ou blogs empresariais

Um blog pessoal, muitas vezes, inicia-se sem grandes pretensões, apenas por hobby e, com o tempo vai ganhando visibilidade até que se torne realmente um empreendimento e pode ter diversas funções como:

  1. Um espaço para o autor escrever pensamentos, compartilhar fotos, interagir com pessoas com quem tenha afinidades. Normalmente não visa lucro e nem grande visibilidade (pelo menos não num primeiro momento). É mais frequentemente criado no Blogger (veja mais) e depois, se houver necessidade, há migração pro WordPress (veja mais).
  2. Ser usado por um profissional, como um executivo, por exemplo, para divulgar trabalhos, seu currículo, buscar reposicionamento no mercado de trabalho e criar conteúdo visando construir uma boa rede de profissionais com interesses e perfis semelhantes.

“Se o conteúdo é cheio de valor, as pessoas automaticamente irão seguí-lo e voltarão sempre que for publicado um novo artigo. Desta forma é possível se tornar mais conhecido no mercado, fazer um networking interessante e também estar atualizado.” Fonte: aqui

Em alguns casos, o blog pessoal alcança muita visibilidade e a partir daí, o autor sente a necessidade de profissionalizá-lo criando uma marca a partir dele. Essa marca pode ser usada para conseguir patrocinadores, parceiros além de poder ser aplicada em produtos ou eventos (quer iniciar um blog? Veja algumas dicas aqui).

Já um blog empresarial, é um blog criado por uma pessoa jurídica com o objetivo de aproximar a marca do cliente.

“Com uma comunicação altamente interativa, o blog facilita esse contato, levando mais informações sobre a marca e o produto para o cliente. A partir de um blog é possível saber a opinião do cliente sobre a sua marca, sanar suas dúvidas, demonstrar o conhecimento da empresa sobre os produtos da empresa, tudo isso através do canal de comunicação direta que um blog proporciona.” Fonte: aqui

O melhor é que um blog empresarial pode ser criado por empresas de todos os tamanhos: desde o Microempreendedor Individual até a empresa de grande porte. O que é fundamental em ambas é que, a pessoa que vai alimentar o blog tenha um bom conhecimento sobre os produtos oferecidos ou serviços prestados pela empresa, tenha uma boa disponibilidade de tempo para criar conteúdos e que esses conteúdos sejam relevantes para que possa engajar o leitor e criar uma rede com seus leitores/clientes. Caso sua empresa não tenha como administrar um blog mantendo um bom cronograma de posts, o ideal é que, no lugar de um blog, seja criado um site vitrine / portfólio, que demanda menos atenção e tempo.

Ambos os tipos de blogs são muito importantes em seus nichos. Cada um com seus objetivos e seu tipo de público-alvo.

Está pensando em criar um blog pessoal ou criar um blog para seu empreendimento? Nós podemos te ajudar! Entre em contato!